CENTRO CICLISTICO GAÚCHO
Infraestrutura urbana
2018
A proposta refere-se à ressignificação de uma área localizada no 4º distrito da cidade de Porto Alegre, dentro do bairro Floresta pontualmente na divisa com o bairro Centro Histórico, sendo esses os bairros de maior transito de pessoas na cidade. A partir deste projeto, a área se transformará no coração da bicicleta na cidade, que é um importante elemento de reordenação e reconfiguração do espaço público urbano e da lógica social, além de ser um vetor na melhoria ambiental. Em uma conjectura geral, as cidades mundiais vem passando por uma revolução, que tem como protagonista o ciclista urbano.
Cada vez mais vista como o principal meio de transporte ativo, a bicicleta abre caminho no desenvolvimento de uma cidade para as pessoas, onde o tratamento do espaço urbano destina-se ao pedestre e usuários do espaço público e menos aos automóveis. O padrão de desenvolvimento ainda traz o carro como o principal expoente da cidade, deixando o ciclista e o pedestre em segundo plano. O Bicicletário vem como uma váriavel para mudança desse homogênio padrão de desenvolvimento. A intenção do projeto é a criação de uma unidade central de transporte ativo para a cidade, possibilitanto que a bicicleta integre-se aos terminais de transporte público localizados na área, como o Trensurb e o Terminal Rodoviário Rui Barbosa.
O Bicicletário será equipado com infraestrutura voltada para prática do ciclismo como meio de transporte, opção de lazer e esporte profissional.
Ficha Técnica
Equipe: Guilheme Dihl
Orientação: Kátia Oliveira Ferreira
Localização: Porto Alegre
Ano: 2018
Metragem: 9.123 m²
Imagens: Palma Arquitetura